quinta-feira, 4 de junho de 2026

🎀A sina do pescador 🎀

 


Minha participação no Dia da Poesia daqui que nos sugere uma imagem para poetar!

A de hoje é essa:

O rio correndo no seu leito,
por lá há calmaria...
Saudades dentro do peito,
é o que sente dona Maria...

Seu amor é pescador, 
todo dia sai cedinho
em busca de alimento,
navega no seu barquinho.

Ela e filhos quantas vezes, 
vão à beira rio espiar.
Ficam no barco flutuante, 
esperando ele voltar!

A sina se repete a cada dia, 
juntos nunca perdem a alegria!

beijos, chica
 

domingo, 31 de maio de 2026

🎨Deixar fluir...🎨


 Aqui minha participação no Poesia com Contemplação ( Desafio Mensal) lá do blog da Ginebra
Tema de hoje é: FLUIDEZ e entre as telas escolhi essa:
ilustração de Robert McGinnis

Pesada,cansada mentalmente, 
tanto sempre a pensar, resolver.
Mas uma força chega à Maria
e ela não vai se deixar vencer!

Pensa, repensa, e vai...
Despe-se da roupa surrada, 
escolhe o mais lindo vestido
para um estúdio de fotos sai.

Tímida ao ali entrar,
expectativa , muita emoção...
começa então para fotos posar,
deixa falar seu coração!

Segura uma linda rosa, 
encosta-a nos seu solto cabelo...
Enquanto isso, pensamentos vão  rolando,
problemas como pela  água se vão, 
ela decide lá mesmo, tornar-se modelo...

Descobriu nas fotos, outro lado da vida
sente leveza, boa vibração...
Todo peso que antes tinha, 
transformado em fluidez...

Deixa agora a vida rolar, 
não que displicentemente vá viver!
Mas  recomeça até a sonhar
e, no mais, seja o que tiver que ser!

chica



 

sexta-feira, 29 de maio de 2026

🎨Acolhimento e Escritas de Quintas......🎨

 



Descansar, passear em meio à natureza assim é renovador.

Árvores e seus troncos parecem nos acolher e saudar!

*************************

Aqui  ABAIXO  está minha participação para o Escrito de Quintas, dessa vez comandado pela DAFNE que nos lembra que Junho é o mês do orgulho LGBTQIA+ e pede que se escreva sobre o tema:



São tantas as letras e cores. 

Tantas são as divisões...

Pessoas que se rotulam ou rotuladas são e se encaixam eu um  ou outro padrão.

É difícil opinar, difícil até de falar.

O mundo tão dividido, tudo pode ser mal entendido.

Como podem eles ou elas  se sentir, quando ofendidos  são?

Algo há para pensar e tanto a refletir... 

Elas não são apenas letras, (LGBTQIA)são pessoas.

Cada uma com sua identidade e história de vida.

Todos têm os direitos e esses devem ser garantidos.

Respeito é o que merecem ,nunca podemos disso esquecer! 

Respeitar a pluralidade do ser humano sem quaisquer preconceitos é fundamental!

Que esse respeito se estenda e que tantos crimes contra essas pessoas  como hoje acontecem, sejam punidos e não mais aconteçam.


chica

quarta-feira, 27 de maio de 2026

🎀No baú🎀


 


Minha participação no Dia da Poesia daqui que nos sugere uma imagem para poetar!

No baú


Quando após minha partida, forem em meu baú buscar, mais um pouco de mim hão de encontrar.
Nada guardei, tudo usei... Jóias, desde pequena,  nunca me atraíram, apenas as bem simbólicas.

Acho-as lindas,mas definitivamente, não me atraem. Não consigo usá-las. Sou meio estranha!

A única delas que desejei e ganhei, foi uma corrente com os filhos, representados por dois casais de bonequinhos, duas meninas e dois meninos, que usei durante muitos e muitos anos.
Fazia parte de mim...

Lembro que nunca quis colocar os nomes atrás, gravados neles, pois, se acontecesse alguma coisa, como um deles desgrudar do colar, eu ficaria preocupada, achando que aconteceria algo com A , B...C ou D...

Coisas de maluca, mas é verdade!

Porém, não adiantava pois na minha cabeça, mesmo sem nomes gravados, sabia quem era quem até no meu pescoço ...

Sempre tinha um mais danadinho do que o outro e que incomodava mais até no meu colar! Estava sempre virado do contrário...

E é essa a mais preciosa jóia  que hão de encontrar e  ela reflete todo o meu carinho e amor por todos filhos.

Só isso: amor e simplicidade que eles sempre souberam em mim ver!
E para isso, nem baú precisava!

beijos, chica

domingo, 24 de maio de 2026

🌺Rebelião na cozinha?...

Aqui minha participação para o Escritos de Quintas, essa semana dirigido pela TRACY  que nos propõe:

Sugiro que você vá até a cozinha, escute os diálogos ou histórias contadas pelos móveis ou utensílios que estão lá dentro e anote-os. Não me refiro às conversas que acontecem na cozinha, mas sim àquelas que ocorrem quando não estamos por perto.

O que você acha? Pode ser uma grande descoberta.


(((o)))o(((o)))o(((o)))



Casal de idosos na casa sozinhos...

Naquela noite ela não conseguia dormir.

Levanta e vai até a sala ver TV.

Mas ouve barulhos ,pareciam conversas vindas da cozinha.
Sem coragem de ir até lá, chama o marido e ficam ali perto a ouvir.

 -Vamos fazer uma rebelião? Não aguento mais ter minha chamas sujas pelo leite derramado, dizia o fogão.

As panelas em coro aceitavam :
-Nós também somos sempre no fogo esquecidas e depois ficam horas a nos raspar e esfregar para que voltemos a brilhar.

Lá do alto da estante, o microondas resmungava:
_Estou cansado de ter alimentos aqui dentro de mim esquecidos.Me ligam, colocam peso no meu prato e depois simplesmente desaparecem...

O liquidificador reclama: Vocês não ouvem meu barulho?Estou cada dia mais e mais cansado de trabalhar e pareço gemer, mas ainda assim, me colocam para girar!

A pia, por sua vez, também fala:
-É uma verdadeira tortura, pin, pin, pin, sobre mim a velha torneira a pingar! 

O casal agora nem mais medo sente...
Se põe a rir... Sabem muito bem que todos eles têm razão, cada um ao seu modo...

Ele, sabe de sua culpa por não consertar a torneira e ela, muito mais, sabe que ao ficar diante do seu notebook, mexendo, escrevendo nos seus blogues e interagindo, esqueeeeeeeeeeeeece tudo!  

O que fazer para agradar a turminha da cozinha?

Vão até lá e prometem mudar, melhorar... Mas, sabem muito bem que nada vai acontecer !

Sabem também que serão por todos de lá perdoados...Afinal, já são velhinhos , mas bem animados!

beijos, chica

quinta-feira, 21 de maio de 2026

🎀 Um livro tentador...🎀






Minha participação no Dia da Poesia daqui que nos sugere uma imagem para poetar!


Essa noite travessuras vou fazer!
Mamãe apagou luz do quarto,
mas meu livro está me chamando...
Quero  o final da história ler...
Tomara bateria de minha lanterna não acabe! Faltam só poucos capítulos.  
Depois eu mesmo vou me deitar!
Amanhã cedinho, beijo na mamãe vou dar!


beijos, chica

domingo, 17 de maio de 2026

🌺Ausências...🌺


 Aqui minha participação para o convite da CAMPIRELA  em seu blog.

Tema de hoje para participação até dia 21(5a. feira)

 Ausências

Ausência sentida, 

saudades sempre a crescer.

O tempo pode passar,

mas de vocês não vamos esquecer.

Cada um deixou uma marquinha, 

bem guardada no coração... 

Uma risada fora de hora,

 um jeito de olhar, 

brincadeiras,

abraços apertados, 

telefonemas bem cedinho...

Tantas coisas se foram com vocês 

mas tanto ou mais carrego,  

guardadinho no meu coração

 e por isso, 

jamais serão  esquecidos!

Qualquer motivo serve para as boas lembranças!

Uma flor, um sino, um cheirinho de boa comida...

Tudo faz lembrar da boa fase vivida!

Obrigadão por tudo que vivemos!

Até um dia!

Reencontro será de alegria!


beijos, chica